quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ciência ou Divindade - Quem tem razão? – Coincidências?



http://vivopelavida.com.br
Pequenez humana diante da infinitude universal.
Para os leigos definições de termos como Deus, vida, universo etc. é muito simples e intuitivas. Mas o homem precisa ser conceitual já que a comunicação é fundamental ao desenvolvimento das nossas capacidades intelectuais.
A ciência ainda não conseguiu, todavia, conceituar a palavra vida (ver: Definindo Vida no site da UNESP).
Sabemos, entretanto, que para haver vida humana como a conhecemos é fundamental a existência de água. Mas seria só isso? Pelo menos na Terra, não! Aqui precisamos de um elenco de coincidências que se viram reunidas neste planeta. Sem esgotar o tema vamos citar apenas algumas a seguir.
Para a sobrevivência do ser humano é necessário existir oxigênio e o nitrogênio. O oxigênio altamente consumido e transformado em gás carbônico precisa ser renovado pelas plantas (fotossíntese) e no mar pelos plânctons. Mas para esses gases ficarem retidos no planeta precisamos de atmosfera.
Outros planetas possuem atmosfera mas elas apresentam grande variação e nosso corpo vive melhor na pressão existente na Terra ao nível do mar. Muitos planetas esmagariam nossos corpos, mas isso poderia ser uma simples questão de adequação.
Mas é certo que precisamos da energia solar. Porém a energia solar traz consigo tempestades diversas que não nos exterminam porque nosso planeta possui um escudo de força formado pelo seu magnetismo. Apenas ele não daria conta de filtrar tudo que o Sol envia ao nosso planeta. Sem as tempestades elétricas da ionosfera redistribuindo a eletricidade por todo planeta e sem a camada de nuvens que renovam as águas e acumulam a eletricidade, que ionizada, provocam os raios.
Precisamos de vida para nos alimentar – afinal a vida humana se alimenta da vida animal e vegetal – e também dos minerais. Precisamos também da química que nos permite transformar em energia esse conjunto de elementos orgânicos e inorgânicos.
Precisamos da Lua para que as marés ocorram, da atmosfera para reduzir o volume de impactos de corpos extraterrestres que normalmente se inflamam e perdem massa pelo atrito com a entrada em nosso planeta.
Os incêndios, os vulcões e outras manifestações que chamamos de desastres ajudam a renovar a vida na Terra e se atingissem outras dimensões exterminariam os homens do planeta.
Chega, estou ficando chato, mas o certo é que precisamos de muitas coincidências presentas e atuando em conjunto para que não sejamos extintos. E: “Coincidência e a maneira que Deus encontrou para permanecer no anonimato.”, disse Albert Einstein.
Quanto mais conhecimento científico acumula o indivíduo mais se perde. Já fomos o centro do Universo e hoje temos que aceitar humildemente nossa insignificância de estar nos “subúrbios” de uma galáxia que nada tem de especial. Somos um nada cercado de coincidências para existirmos.
A ciência, que não conseguiu nem criar nem conceituar a vida, insiste em não ver Deus no final de seus questionamentos. Como diz o Livro dos Espíritos: "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas". Assim, as respostas terminam quando só a existência de Deus poderia explicar. Quanto mais longe o homem leva seu conhecimento científico mais perguntas ficam sem respostas.
Afinal a Ciência, por enquanto, está aprendendo as maravilhas da criação divina sem lhes dar crédito. A Divindade continua junto aos leigos que acreditando em Lavoisier admite que "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", acredita na existência de sua alma que faz parte deste Universo infinito sendo tão infinita quanto ele.


Borges.RJ
Contador de Histórias
borges.rj@globo.com