terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Por um Mundo Melhor!

Criados fomos à imagem e semelhança de Deus e normalmente não paramos para pensar sobre isso. Pensemos que aqui estamos para evoluir e para fazer deste planeta um “Mundo Melhor”. Lembremos que as características humanas que possuímos, apesar de imperfeitas, possuem matriz divina. Assim a sociabilidade do ser humano não existe por acaso.
Somos seres sociais, não suportamos a solidão, nos agregamos em razão de identificações com diversos grupos: vizinhança, profissional, familiar entre outras. Mesmo estes grupos são por nós subdivididos alcançando com mais proximidade os mais semelhantes...
Olhem as palavras que surgem: proximidade, semelhantes!
Lembrem a máxima cristã: Amai ao próximo como a si mesmo!
Muitos acreditam que devemos amar aos outros como a nós mesmos, mas o cristianismo aponta um caminho muito mais simples, não são os outros, são os próximos, os mais semelhantes, nossos diversos grupos humanos.
Porque será que o Cristo nos aconselhou a amar nosso próximo e não a humanidade? Em relação à humanidade ele apenas disse que somos iguais, que somos irmãos, mas ao aconselhar o amor incondicional ele sabia da imensa impossibilidade que se abriria diante de nós e a exposição que teríamos se assim agíssemos, daí a restringir ao próximo o amor incondicional.
As Redes Sociais da internet, hoje tão em moda, tentam comprovar a tese que estamos distante de qualquer outro ser por apenas sete níveis, isto é, qualquer ser humano está ligado indiretamente a mim por se relacionar pelo menos com o amigo, do amigo, do amigo, do amigo, do amigo, do amigo, do meu amigo. Mas Jesus só me aconselha a amar incondicionalmente os mais próximos, o que isso significa na realidade deixarei para a consciência de cada um avaliar.
Todavia, se as redes sociais estão corretas em sua tese de proximidade em sete níveis, podemos fazer deste planeta um “Mundo Melhor” se interagirmos, participarmos e colaborarmos efetivamente e com amor nos ciclos sociais que nos são próximos. Quais?
- Nossa pequena estrutura familiar (ascendentes e descendentes) e na estrutura estendida (colaterais – primos);
- Nossa vizinhança: vizinhos propriamente ditos, moradores de nosso prédio, nossa rua, nosso bairro (Que tal participar com amor da reunião de condomínio?);
- Escola nossa e de nossos filhos (conselho de pais e mestres etc.);
- Estrutura profissional: colegas de profissão, de setor, de departamento, de empresas, de empresas vizinhas;
- Relacionamentos religiosos: pessoas do grupo que frequentamos, dos grupos próximos da mesma denominação, próximos de outras religiões, religiosos em nossas relações pessoais;
- Comerciais: clientes, concorrentes etc.;
E por ai vai.
Estou lembrando esses fundamentos cristãos porque nossa realidade atual, pelo menos em nosso entorno, é de total descompromisso. Os egoísmos continuam nos prendendo exclusivamente à pequena estrutura familiar e a nós mesmos e só o que nos é importante tem valor. Se roubam nosso carro queremos providências enérgicas das autoridades por onde transitamos, o resto do estado não importa. Se falta professores para nossos filhos queremos melhorias para àquela escola e não nos envolvemos em buscar melhoria para a rede, para a educação. Não nos envolvemos em política, deve ser pecado. Poucos de nós se envolve em grupos ativos e alguns o fazem para usufruir de alguma forma das benesses geradas.
Temos que nos dedicar ao espírito associativo, ao coletivo, ao social. Devemos nos empenhar em mudar a sociedade. Temos que discutir com nossos pares (mais próximos) o que pode ser feito para reduzir e extinguir os “cracudos” e não apenas desejar que as autoridades os afastem para baixo dos tapetes da burocracia evitando que vejamos nossas mazelas sociais ou nos sintamos inseguros diante de um grupo de semelhantes que erram tanto quanto nós. Temos que discutir a violência, suas origens e consequências e alternativas para extirpar esse comportamento social.
Ou será assim ou continuaremos a mudar o mundo pelas guerras, pela violência estatal, pelo domínio de tiranos, através de líderes carismáticos que, como Hitler, podem modificar a visão das massas tornando aceitável e factível o assassinato em massa para purificação da raça!
Uma nova ordem lhes dou: Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo!
Assim pode ser que no futuro vivamos em um “Mundo Melhor”!

Dê a seu amigo virtual um livro eletrônico: basta enviar o link!
http://www.mediafire.com/view/?7k4cjd3bw4rxuuc

Borges.RJ
Contador de Histórias
borges.rj@globo.com