sexta-feira, 17 de abril de 2015

Comprovante de Residência

Quantas vezes você se viu impedido de praticar um ato de seu interesse por falta do Comprovante de Residência que lhe exigiram?
Quando você busca orientações, mesmo para propor uma Ação Judicial ou requerer o Vale-Transporte descobre que só serão aceitas as contas de água, luz, gás ou telefone em seu nome, e deverá ser recente.
Algumas entidades públicas ou privadas poderão até exigir um dos seguintes documentos: atestado de residência firmado por autoridade policial ou judicial, a notificação do Imposto de Renda do último exercício ou recibo da declaração referente ao exercício em curso ou o seu contrato de locação, sempre em seu nome.
Em um país com mais Ministros do que Ministérios e com incontáveis Ministérios (eu desafio ao leitor a me informar, de imediato, quantos são) eu consigo sentir imensa falta do Ministro Hélio Beltrão e do seu famoso Ministério da Desburocratização.
Foi resultado deste Ministério que surgiram o Juizado de Pequenas Causas e o Estatuto da Microempresa – pelos frutos percebemos que esse Ministério ainda faz falta e que sua existência certamente faria com que alguns Ministérios tão inúteis viessem a ser extintos.
Mas voltemos ao que interessa: Comprovante de Residência!
Existe, sim, uma lei que liberta o cidadão dos empecilhos criados pela exigência de comprovação de residência. Normalmente surge essa exigência quando você busca um direito seu. E eu pergunto: Por que o cidadão mentiria?
O cidadão pode não saber qual a punição legal para mentir oficialmente sobre seu endereço, mas ele sabe que ela existe.
No Código Penal está tipificado esse crime com clareza no artigo 299 que determina:
Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:
Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular”.
Estou certo de que a informação é relevante e por isso exigida. Estou certo que o criminoso tem grande interesse de omitir essa informação. Mas estou certo também que para quem vai cometer um crime e pretende ocultar seu domicílio não existe qualquer dificuldade pois, na realidade, no cotidiano, ninguém checa a autenticidade do documento recebido como comprovante de residência que não demanda muito conhecimento para ser fraudado.
Por isso vou deixar aqui com vocês a melhor solução para quem, por exemplo, já idoso, mora com os filhos e não tem qualquer conta das prestadoras de serviços em seu nome e tantas outras situações tão rotineiras – A LEI!
LEI Nº 7.115, DE 29 DE AGOSTO DE 1983.

Dispõe sobre prova documental nos casos que indica e da outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art . 1º - A declaração destinada a fazer prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes, quando firmada pelo próprio interesse ou por procurador bastante, e sob as penas da Lei, presume-se verdadeira.
Parágrafo único - O dispositivo neste artigo não se aplica para fins de prova em processo penal.

Art . 2º - Se comprovadamente falsa a declaração, sujeitar-se-á o declarante às sanções civis, administrativas e criminais previstas na legislação aplicável.
Art . 3º - A declaração mencionará expressamente a responsabilidade do declarante.
Art . 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art . 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, em 29 de agosto de 1983; 162º da Independência e 95º da República.

JOÃO FIGUEIREDO
Ibrahim Abi-Ackel
Hélio Beltrão
Agora você já sabe, se alguém lhe exigir um Comprovante de Residência, faça uma simples DECLARAÇÃO do tipo:
Eu, Fulano de Tal, (nacionalidade), (estado civil), (identidade), (cpf), DECLARO PARA OS DEVIDOS FINS, com base no que determina a Lei nº 7.115/83, que resido no seguinte endereço:
(endereço completo: logradouro, número, bairro, cep, cidade, estado).
A presente é a expressão da verdade pela qual assumo as responsabilidades civis, administrativas e criminais.
Por favor, só não me perguntem: E se não resolver?


Eu não teria respostas para uma pergunta tão abrangente que envolve a deplorável defesa da cidadania brasileira.

================
Patrocinado:

Leia os livros eletrônicos de Borges

 Clique e Compre! As Grutas de Spar

 Clique e Compre! (Texto Adulto)