segunda-feira, 1 de abril de 2013

Quem foi PEDRO FERNANDES?

Citei no Facebook (com esta mesma foto) a existência de um monumento suburbano a ser valorizado: Uma estátua do saudoso Deputado Estadual Pedro Fernandes.

Algumas pessoas de minha rede me pediram que eu falasse mais sobre ele. Isso é tarefa fácil. Conheci o Deputado Pedro Fernandes aos 15 anos, quando fui morar em Irajá. Ele sempre fez parte da vida dos bairros suburbanos até que no final de 2005 (27/12), aos 81 anos, ainda tralhando, resolveu descansar e seguiu para o outro plano de vida.

Ele e Dona Itália, sua esposa durante 61 anos, foram imbatíveis em sua dedicação por essa região da cidade. Ela ainda é. Continua trabalhando em apoio à filha, a Vereadora Rosa Fernades, e ao neto, Pedro Fernandes Neto, que já Deputado Estadual é promessa de continuidade daquele árduo trabalho.

Mas, falemos de Pedro Fernandes. Parelhas, cidade do Rio Grande do Norte, mais próxima de João Pessoa, capital da Paraíba do que de Natal, recebeu o nascimento deste líder em  12 de maio de 1924.

Casou-se aos 20 anos com Dona Itália. Sua vida profissional começou na Marinha Mercante, combateu na Segunda Guerra Mundial. Além de Dona Itália era o mar sua outra paixão. Entrou para a política a convite de Castro Neves, então ministro do Trabalho. Na época era dirigente do Instituto de Previdência dos Marítimos. Estávamos em 1962 e os aliados do ex-presidente Jânio Quadros - que renunciou em 1963 - precisavam reforçar a bancada parlamentar. Elegeu-se assim, pela primeira vez, Deputado Estadual pelo PP, então com 38 anos.

A partir de então só esteve ausente da Assembleia Legislativa de 1982 a 1986, sendo o Deputado que mais legislaturas teve no país servido àquela casa por 40 anos - 10 mandatos.

Nosso Decano sabia que precisava dar continuidade ao trabalho dele e da incansável esposa. Sua filha, Rosa Fernandes, dedicou-se à Cidade do Rio de Janeiro e na última eleição, mais uma vez, foi a Vereadora que angariou maior número de votos.

Mas não ficamos órfãos na Assembleia Legislativa. Pedro Fernandes Neto, nosso Deputado Estadual, se mantém firme no propósito de dar orgulho ao avô dedicando-se não apenas a cuidar dos subúrbios enquanto parlamentar. Ele não perde uma única oportunidade de acumular conhecimentos sobre temas políticos e sociais participando, sempre que a oportunidade não conflita com a sua atuação política, de cursos avançados no Brasil e no Exterior.

A obra deixada pelo dedicado Deputado Pedro Fernandes fala por si mesma. Está no nosso cotidiano, na nossa qualidade de vida e continua acontecendo pela luta incansável de seus sucessores.

Quem souber mais que isso, por favor, dedique uma parcela de seu tempo a completar a mínima biografia que não faz jus a este líder maior de toda uma região. Visitem o site da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Fernandes) e complementem os dados ali já existentes.


Borges.RJ
Contador de Histórias
tocadelobo@gmail.com