quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Salvar uma só vida é bom demais!


Uma série de conselhos passeiam pela Internet, adaptei os conselhos abaixo por fundamentais à qualidade de vida e em especial à saúde cardíaca. Ninguém precisa seguir ou repassar, use seu livre arbítrio à vontade!

Sua prioridade deve ser você mesmo, sua família, as relações humanas e só então seu trabalho. Saiba que se você morrer não fará falta a sua empresa, ela sobreviverá!

Por isso, se trabalhar no sábado, que seja por um curto expediente e aos domingos nunca trabalhe. Se não tiver meio de assim proceder escolha pelo menos a quarta-feira como dia fixo de folga.

Não faça hora extra nem leve trabalho para casa. Otimize seu tempo e distribua melhor as tarefas.

Aprenda a dizer não. Quem sempre diz sim nunca é valorizado!

Não assuma todas as tarefas, encargos e encontros que tentarem atribuir a você! Quem quer aparecer demais se desgasta!

Não deixe de valorizar seu café da manhã e a sua principal refeição. Você pode usá-las no relacionamento humano, mas nunca, nunca, para trabalho ou negócios.

Atividade física é fundamental e pelo menos uma deve dar-lhe prazer. Namore muito mas isso não basta, só ajuda!

Lembre sempre que quando você faltar a empresa continuará a existir, não se iluda pensando ser insubstituível e tire suas férias sempre que puder, dizem que cada féria acumulada pode reduzir sua vida em até um mês! Afinal viver não é trabalhar. Trabalhe para viver e nunca permita o contrário disso.

Saiba que você quer ser importante demais, centralizador demais. Acredite nisso e delegue. Você vai se surpreender vendo tudo acontecer, por vezes melhor que antes.
 
Cansaço, desânimo, depressão ou mesmo uma simples dor de cabeça ou de estômago a miúdo não é motivo para tomar remédios. Vá ao médico, afinal você é inteligente o suficiente para entender a diferença.

Calmantes, sedativos, remédios para dormir - tudo isso funciona, mas nada disso resolve e o uso contínuo vão reduzir sua saúde!

Nunca perca tempo! Mas nunca evite seus momentos de oração ou meditação. Nunca deixe de ouvir - curtindo - uma boa música. Use seu tempo para refletir sobre a sua vida. Se você perder tempo com as coisas banais de seu trabalho ou buscando aumentar sua renda vai reduzir seu tempo de vida e a qualidade da que lhe resta, e faltará tempo para o que realmente importa. Afinal, envelhecemos um pouco a cada dia.

Se ainda assim seu coração quiser dar sustos, como dores no braço esquerdo ou dor intensa no queixo, ou ainda provocando náuseas e suores abundantes, não se apavore!

Nestes casos tome duas aspirinas (ou similar) dissolvidas em pouca água, ligue para emergência, comunique ataque cardíaco e informe ter tomado duas aspirinas, sente e tussa de dois em dois segundos até o socorro chegar. Ao tossir você mantem seu coração funcionando "na marra"! NÃO SE DEITE!

Compartilhando isso você pode mudar o comportamento de uma só pessoa ou salva apenas uma vida! Acho que vale à pena!


Borges.RJ
Contador de Histórias
borges.rj@globo.com