terça-feira, 25 de setembro de 2012

Você e o Egoísmo!


EGOÍSMO: Principal consequência da Globalização
Como os dicionários definem esta palavra? Vamos destacar!
Aulete: “Dedicação excessiva que uma pessoa tem por si própria, esquecendo-se de considerar as necessidades e o bem dos outros.” Como definição filosófica: “Tendência presente nos seres humanos de levar em conta exclusivamente os próprios interesses em detrimento do cumprimento dos deveres morais para com os outros”.
Houaiss: “Amor exagerado aos próprios valores e interesses a despeito dos de outrem”. “No kantismo, paixão humana fundamental, que consiste na submissão do dever ao interesse particular, em detrimento da obediência à lei moral”.

Informal: “Capacidade tida como virtude pelo sujeito egoísta que pensa apenas em sí e jamais em situação alguma reconhece que foi ajudado por alguém, acreditando ser merecedor de todo e qualquer esforço que fizerem por ele, acreditando ainda não ter passado de uma obrigação para com ele”.

Prefiro classificar simplesmente como o mal do século XXI. Isso mesmo! O Egoísmo vem atingido à sociedade mundial como uma praga. Grupos sociais de qualquer dimensão têm por base de sua unidade o egoísmo, das mais simples agremiações, passando pelos grupos profissionais, pelas torcidas em geral, pelas nações e atingindo até as religiões que uníssonos condenam o egoísmo classificando-o como “pecado”!

O mais alarmante é que são os indivíduos que emprestam a seus grupos esta distorção de caráter social no mundo da ética e da moral. Talvez porque a tenacidade dos egoístas acabam por permitir que ele galgue à condição de líder sobrepujando não apenas os amigos mas principalmente subjugando e menosprezando os amigos.

O que preocupa é que o egoísmo se implanta com falsas bases. Os responsáveis pelas conquistas dos egoístas tendem a abandoná-los na linha do tempo e assim fazendo criam mandatários algozes de seu próprio grupo social e para manter-se na vanguarda costumam utilizar-se das ferramentas ditatoriais sem ao menos se dar conta do mal que acumula sobre seus mais fiéis seguidores e descendentes.

E como vencer esta praga que assola o início deste novo século? A solução é mais do que complicada porque o espelho do egoísta transforma suas deformações de caráter em qualidades a serem preservadas e mesmo que se submeta a uma reforma interior está só reforçará seu deplorável temperamento.

A ferramenta que resta aos indivíduos ainda não contaminados por esse mal – que se contaminar a todos destruirá o social que permitiu o domínio da raça humana – é a verdade dita com coragem.

Ao diagnosticar o indivíduo infectado por esse mal cabe aos que lhe cercam fugir do contágio que as pílulas douradas verbalizadas pelo egoísta lhe seduzem como cato de sereias. Devem negar-lhe apoio com ousadia e verbalizando a verdade como forma de quebrar o espelho defeituoso permitindo que o egoísta veja a si mesmo na plenitude de seus erros.

O egoísmo se alimenta da corrupção, da venda de vantagens ao indivíduo que lhe servirá de escada de acesso ao sucesso e ao poder maior. O egoísmo agrega junto a si àqueles que desistem de combater as injustiças para locupletar-se delas.

Vamos à guerra, armados apenas da verdade, contra este que é um dos mais prejudiciais mal de nosso atual século!


Borges.RJ
Contador de Histórias
borges.rj@globo.com