domingo, 30 de setembro de 2012

O VOTO É SECRETO!



Em matéria de estratégias para ganhar o voto já se viu de tudo! O mais comum no passado mais recente era o voto de cabresto quando sob ameaças diretas ou veladas se impunha a pessoas sobre quem se tinha ascendência a votação (ou não votação) em um candidato.
Acreditem! Quando Collor foi eleito muitos operários não votaram no Lula porque seus patrões disseram que se o Lula ganhasse fechariam a empresa.
Presentes também já foram usados e é comum se ouvir que davam o pé direito de uma sandália de dedo furreca e o outro pé só era dado com a vitória de determinado candidato.
Assistência Social continua em uso. Antes era escancarado. Os candidatos ofereciam médicos, dentistas, fisioterapia, curativos e angariavam votos por ser assim “bonzinhos”. Era comum oferecerem cursos de técnico em fisioterapia e os formando e formados atendiam “voluntariamente” a população em retribuição ao curso recebido.
Muitos ainda acham que merecem votos os candidatos que oferecem esses serviços esquecendo que assim – para ter votos – é melhor lutar por uma saúde pública deficitária. Se a saúde pública funcionar com qualidade ninguém precisará dos “favores” destes candidatos.
Hoje com a Justiça Eleitoral e o Ministério Público mais atuantes vão reduzindo-se estas artimanhas e sua eficácia. Na campanha a propaganda está mais padronizada e os candidatos já não podem comprar votos nem com os presentinhos chamados de brindes!
Ao candidato resta agora representar seus eleitores e estar atento a seus anseios. Assim, legislativamente, devem encontrar formas de impor à sociedade e a seus governantes leis que garantam a obrigação ou a proibição de se fazer algo de acordo com a vontade manifesta por seus eleitores.
Além disso o candidato deve ser um interlocutor, de seus eleitores, junto as autoridades executivas de forma a garantir para seu grupo a participação nas atividades e obras desenvolvidas pelo poder público. Só assim ficará garantida a distribuição das verbas angariadas pelos impostos de forma equitativa por toda população.
Foi com essa visão e conhecendo o trabalho profícuo da Vereadora Rosa Fernandes, que mesmo durante a campanha faz de tudo para manter funcionando as sessões da Câmara dos Vereadores (Rosa Fernandes luta para ter sessão) que defini meu voto. Mas quero explicar melhor:
A página da Câmara dos Vereadores registra os Principais fatos da vida profissional e política, as votações de Rosa Fernandes ao longo de seus cinco mandatos comprovam que ela se mantém prestigiada por seus eleitores, números que falam mais alto do que qualquer pesquisa de intenção de votos. Mas mesmo as pesquisas a colocam como um dos vereadores mais respeitados do Rio de Janeiro.
A manifestação de carinho, afeto e satisfação podem ser percebidos nas redes sociais onde a maioria dos candidatos são rechaçados!
Rosa Fernandes se dedicou aos subúrbios e por onde ela passa deixa a marca de sua eficiência colocando os bairros mais afetados por sua atuação como excelentes em qualidade de vida. Ainda assim percebe-se em sua vida parlamentar uma preocupação pela nossa Cidade Maravilhosa como um todo. Para ela não existe só o subúrbio. Mas o subúrbio também existe.
A marca registrada de Rosa Fernandes é a eficiência. Diante de um problema coletivo ela busca solução imediata seja junto a órgãos municipais, estaduais ou federais. Ela leva às últimas consequências a representação de seus eleitores!
E por isso: pela vereadora, mãe, mulher e pessoa que Rosa Fernandes é que ela conquistou mais que o meu voto. Conquistou essa manifestação que pretende ganhar também o seu voto. Se você tem alguma dúvida em relação ao seu voto para vereador na cidade do Rio de Janeiro, creia em mim: boto a mão no fogo por Rosa Fernandes. Sou Rosa de Coração! Pode votar: 15.150 – você não vai se arrepender. Pode cobrar pessoal e diretamente a mim!


Borges.RJ
Contador de Histórias
borges.rj@globo.com



O Rio é 15.1-5-0
O Rio é Rosa!
Vereadora competente
assim é Rosa!

Mulher guerreira, filha desse chão,
Faz a diferença, origem dessa região,
Faz realiza, se entrega de amor e paixão,
SOU ROSA DE CORAÇÃO!

Lá vem ela aí,
Rosa Fernandes outra vez!
La vem ela aí,
Vereadora que trabalha por vocês.
Junta ao prefeito, Eduardo Paes,
A Zona Norte vai crescer muito mais!

15.150, eu sou,
Eu sou Rosa Fernandes, AMOR!
O Rio é 15.150, 15.150!!